Entre em contato aqui

APCEF/PI participa de manifestação no Dia Nacional de Luta em Defesa ao Saúde Caixa

Membros da Associação e demais entidades representativas dos empregados bancários participaram da manifestação.

 

A manhã desta segunda-feira (30) foi marcada por luta. A APCEF/PI juntamente com o Sindicato dos Bancários, AEAP, FENAE e demais entidades representativas, lideraram a manifestação que ocorreu na Praça Rio Branco, no centro de Teresina, em frente à agência Caixa Conselheiro Saraiva. Com foco na luta pela garantia de direitos aos empregados e contra a postura da Caixa em torno das negociações da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) sobre o plano de saúde.

 

A Caixa vem apresentando números que sugerem o estabelecimento da cobrança por faixa etária, o que contradiz os princípios do pacto intergeracional do Saúde Caixa, que busca ampliar o acesso a todos os empregados, independente da idade, até a aposentadoria.

 

Em seus discursos, os representantes das entidades presentes relembraram a trajetória de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores da Caixa e enfatizaram a importância dessa luta.

 

“Estamos aqui para mostrar a necessidade que a gente tem de fazer essa defesa. E, coincidentemente, estamos também comemorando 38 anos que os Bancários da Caixa se tornaram sindicalizados. É muito importante a gente estarmos hoje fazendo essa defesa, mostrando que a luta sindical é efetiva e importante na garantia de direitos”, comenta Glória Araújo, diretora financeira da APCEF/PI.

 

Já Odaly Medeiros, presidente do Sindicato dos Bancários e CUT-PI, comenta que a missão de defesa tem que partir de cada um, inclusive atentando às atividades dos candidatos e representantes políticos. Ele também lamenta a falta de representatividade nos grandes cargos de poder.

 

“Temos que engolir, temos que ser arrastados, massacrados por aqueles que são nossos adversários. Eu gostaria de estar votando em bancários, em bancárias, em professores, em trabalhadores, aqueles que nos representam”, comenta Odaly.

 

Para Francisca de Assis, representante FENAE, a luta realizada em 30 de outubro tem a missão de despertar os colegas da Caixa para a garantia dos princípios da instituição.

 

“Nós não queremos a Caixa para os ricos, nós queremos a Caixa para a população”, pontua.